Sigmund Freud, o “Pai” da psicanálise, defendia que os processos psíquicos inconscientes (forças, desejos sexuais e agressivos, recalcamentos, etc.), influenciavam em grande parte o nosso comportamento, personalidade e motivações. Freud dizia que, “O consciente é apenas a ponta do iceberg”, ou seja aquilo que se vê e que podemos analisar, dado que manifestamos de forma voluntária. A infância está muito ligada a todo este raciocínio de Freud, daí este se ter debruçado no seu estudo.
Acontecimentos perturbadores ocorridos durante a infância, que não eram recordados conscientemente, eram muitas vezes reprimidos por expressarem desejos sexuais inaceitáveis numa determinada sociedade. Então essas memórias eram “gravadas” no inconsciente, influenciando o comportamento sexual adulto, que estava então intimamente interligado com as vivências infantis. E assim Freud afirma a existência de sexualidade infantil.
Freud definiu então vários estádios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade. No decorrer destes estádios, as crianças são auto-eróticas ao obter prazer erótico quando estimulam as zonas erógenas do corpo. Cada estádio tende a estar localizado numa determinada zona erógena. Estes incluem os seguintes estádios:
- Estádio oral: Este estádio inicia-se desde o nascimento até aos 12/18 meses de idade. A zona erógena nos primeiros meses é constituída pelos lábios e cavidade bocal. A alimentação é uma grande fonte de prazer.
- Estádio anal: Prolonga-se dos 12/18 meses ate aos 2/3 anos. O desenvolvimento psicomotor vai permitir a criança reter ou expulsar as fezes e a urina. A estimulação da região anal e da mucosa intestinal dá prazer à criança.
- Estádio fálico: Inicia-se aos 3 anos e vai até aos 5/6 anos. A zona erógena é o órgão sexual. É o órgão sexual a fonte de prazer sendo comum a sua manipulação.
- Estádio de latência: Inicia-se dos 5/6 anos até à puberdade. Caracteriza-se por uma diminuição da actividade sexual, que pode ser total ou parcial. Desenvolve competências e aprendizagens diversas, tanto a nível escolar como, social, cultural, etc.
- Estádio genital: Depois da puberdade. Reactiva a sexualidade que esteve adormecida no período de latência.
Já Erik Erikson, conceituado estudioso alemão, apesar de discípulo de Freud, opôs-se à sua teoria psicossexual, achando que esta estaria errada nos seguintes pontos:
- Valorização exagerada da energia libidinal como chave explicativa do desenvolvimento;
- Redução do desenvolvimento aos períodos que decorrem da infância à adolescência;
- Subestimação das interacções indivíduo-meio;
- Privilégio concedido à vertente patológica da personalidade.
Erikson valorizou os aspetos culturais do processo evolutivo da personalidade, atribuindo oito etapas, em que cada uma é caracterizada pelos aspetos biológicos, individuais e sociais sentidos em cada idade. O período a que atribui maior importância é à adolescência, visto ser aquela fase de transição entre a infância e a idade adulta. É uma fase onde se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade do indivíduo adulto. Cada etapa não contém um tempo específico, pois cada ser humano tem o seu ritmo cronológico, podendo este variar bastante.
As etapas são:
1. Confiança/desconfiança – ocorre aproximadamente durante o primeiro ano de vida (0 - 18 meses).
2. Autonomia/ vergonha e dúvida – ocorrem aproximadamente entre os 18 meses e os 3 anos.
3. Iniciativa/culpa – ocorre aproximadamente entre os 3 e 6 anos.
4. Indústria/inferioridade – decorre na idade escolar, antes da adolescência (6 - 12 anos).
6. Intimidade/isolamento – ocorre entre os 18/ 20 e os 30/35 anos, aproximadamente.
7. Generatividade/estagnação – ocorre entre os 30/ 35 - 60 anos, aproximadamente.
8. Integridade/desespero – ocorre a partir dos 60 anos e é favorável uma integração e compreensão do passado vivido.
Desenvolvimento Psicossocial segundo
Erikson
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Estádio
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Idade
aproximada
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Resolução
da crise
Êxito / Fracasso
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Núcleo
de relações significativas
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Comportamentos
psicossociais
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Virtude
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1ªidade:
Bebé
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Do nascimento até aos 18 meses
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Questão-chave: “Será
o meu mundo social previsível e protector?”
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Mãe ou substituta de mãe
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Dar
Receber
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Esperança
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Confiança
Sente-se protegido e seguro. Desenvolve o sentimento
básico de confiança na vida.
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Desconfiança
Retraído, desprotegido ou abandonado, tem medo e
aprende a desconfiar do mundo.
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2ªidade:
Criança de tenra idade
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Dos 18 meses aos 3 anos
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Questão-chave: “Será
que consigo fazer as coisas sozinho ou tenho de depender quase sempre dos
outros?”
|
Pais
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Dominar
Proteger
Largar
Deixar
|
Força de vontade
| |
Autonomia
Sente-se independente, atreve-se a fazer coisas e a
desenvolver as suas capacidades.
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Vergonha e Dúvida
Demasiado controlado pelos pais, não se atreve,
duvida, aprende tudo mais tarde
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3ªidade:
Criança em idade pré-escolar
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Dos 3 aos 6 anos
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Questão-chave: “Serei
bom ou mau?”
|
Família
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Fazer
Reproduzir
Fazer de conta
Brincar
|
Tenacidade
| |
Iniciativa
Imaginação, velocidade, actividade.
Sente orgulho nas suas capacidades.
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Sentimento de culpa
Falta de espontaneidade.
Inibição.
Sente-se culpado, considera-se mau.
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4ªidade:
Criança em idade escolar
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Dos 6 aos 12 anos
|
Questão-chave: “Serei
competente ou incompetente?”
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Vizinhos
Escola
|
Fazer coisas
Competir
Fazer coisas em conjunto
|
Competência
| |
Indústria
Trabalhador, empreendedor.
Gosta de realizar coisas, de participar em jogos, de
competir.
|
Inferioridade
Preguiçoso, sem iniciativa.
Evita entrar em competição.
Considera-se inferior e medíocre.
| |||||
5ªidade:
Adolescente
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Dos 12 aos 20 anos
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Questão-chave: “Quem sou eu? O que vou fazer da minha vida?”
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Colegas e amigos
|
Ser igual a si próprio
Partilhar
|
Lealdade
Fidelidade
| |
Identidade
Sabe quem é e o que quer da vida.
Segurança.
Independência.
É capaz de aprender muito.
Sexualidade integrada.
|
Confusão/Insegurança
Não sabe o que quer.
Não sabe situar-se face ao trabalho, à sociedade e à
sexualidade.
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6ªidade:
Jovem adulto
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Dos 20 aos 35 anos
|
Questão-chave: “Deverei
partilhar a minha vida com alguém ou deverei viver sozinho?”
|
Parceiros com ligações de amizade, sexo
ou cooperação
|
Encontrar-se ou perder-se no outro
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Amor
Afiliação
| |
Intimidade
Capacidade de amar e de se entregar.
Sexualidade enriquecedora.
Vínculos sociais estáveis e abertos.
|
Isolamento
Dificuldades em relacionar-se.
Relações inautênticas, efémeras, problemáticas,
instáveis.
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7ªidade:
Adulto
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Dos 35 aos 65 anos
|
Questão-chave: “Produzirei
algo com valor, útil para mim e também para outros?”
|
Repartição entre actividades
profissionais e familiares
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Fazer ser
Cuidar de
|
Produção
Cuidade
| |
Generatividade
Produtivo e criativo.
Projectado para o futuro.
Gosta de colaborar com as novas gerações.
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Estagnação
Improdutivo, acabado.
Preocupado consigo próprio, egocêntrico.
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8ªidade:
Idoso
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Dos 65 anos em diante
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Questão-chave: “Valeu
a pena viver?”
|
Humanidade, os da mesma condição
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Ser pelo que se foi
Encarar o não saber
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Sabedoria
| |
Integridade
Aceita a sua existência como algo de valioso.
Satisfeito com a vida.
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Desespero
Considera que a vida foi tempo perdido e que é
impossível recuperar.
Teme a morte.
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