sexta-feira, 1 de junho de 2012

Início da vida adulta: papéis e questões


O estudo do desenvolvimento humano ao longo da vida adulta já não se baseia apenas no crescimento físico e na rápida aquisição de novos conhecimentos. O crescimento do adulto é definido em termos de marcos sociais e culturais, à medida que os jovens lutam para se tornarem auto-suficientes na sociedade, deixam de ser dependentes dos pais e assumem responsabilidades, para si próprios e para outros.

É nesta fase que normalmente surgem acontecimentos como o casamento, maternidade/paternidade, ou escolha de carreira.

Neste contexto surge a questão da maturidade. E afinal, o que é a maturidade?
Há quem defenda que se atinge a maturidade aquando dos 18 anos, idade para tirar a carta ou votar; há também quem defenda que se atinge a maturidade quando se é pai, arranja emprego…
Mas, na verdade, a maturidade é muito mais que isso. Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, amadurecer é tornar-se comedido, experimentado, pensar antes de decidir. Amadurecer é errar, magoar, perdoar, cair, levantar. Ou seja, todas as experiências sociais contribuem para o amadurecimento do ser humano. Assim, parece não haver um momento exacto em que se dá o amadurecimento do ser humano, uma vez que todo este processo ocorre ao longo de uma vida repleta de experiências.

“Aprendi que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.” William Shakespeare

Sem comentários:

Enviar um comentário