sexta-feira, 1 de junho de 2012

Desenvolvimento Moral

    Lawrence Kohlberg realizou uma série de investigações com crianças e jovens, para compreender o desenvolvimento moral. 
    A partir da análise das respostas e dos raciocínios apresentados pelos sujeitos, Kohlberg definiu três níveis, cada um com dois estádios.

    Os estádios foram definidos com base no modo como as crianças respondiam às questões sobre os dilemas em relação aos aspectos de julgamento moral. De acordo com as afirmações apresentadas, cada sujeito analisado é colocado num estádio de desenvolvimento moral.


      Nível 1: Moralidade Pré-convencional




     Neste nível, o indivíduo raciocina em relação a si mesmo e ainda não compreendeu ou integrou totalmente as regras e expectativas sociais.



       Estádio 1-Orientação para a punição e obediência
     Neste estádio, o certo é a obediência cega às regras e à autoridade, de forma a evitar a punição. O que interessa é evitar a violação das regras para não sofrer quaisquer consequências negativas, tais como danos físicos e castigos. A pessoa neste estádio assume um ponto de vista meramente egocêntrico.

  
        Estádio 2- Individualismo e troca instrumental
      Este estádio é parecido com o anterior, caracterizando-se igualmente pelo egocentrismo, no entanto, a pessoa já tem em conta os outros, mas só se receber algo em troca por parte destes.




     Nível 2: Moralidade convencional

    

      As regras morais já  estão interiorizadas por parte do indivíduo,  sendo que a moralidade é definida por comportamentos que são corretos na sociedade. O sujeito adquire valores através do seu meio sem ter em consideração as consequências. Um dos grandes objetivos por parte da pessoa neste estádio é ser reconhecido com louvor pelas as suas atitudes, mantendo a ordem social.  



        Estádio 3- Expectativas interpessoais mútuas, relacionamento e conformiade interpessoal
     Para o estádio 3, o certo é ser simpático, leal e digno de confiança. O que está certo é viver de acordo com aquilo que os outros esperam de nós e fazer aquilo que os outros esperam que nós façamos. Este estádio tem em conta tanto a perspectiva do indivíduo como a perspectiva dos outros. Uma pessoa, neste estádio, sabe partilhar sentimentos e sabe relacionar diferentes pontos de vista em simultâneo. É capaz de se colocar no papel dos outros.
     


          Estádio 4 - Sistema e consciência social, manutenção da lei e da ordem
     Neste estádio, o indivíduo tem como forma de estar cumprir o dever para com a sociedade, manter a ordem social e velar pelo bem-estar de todos. A razão para fazer o que está certo é ajudar a manter a ordem social e o bom funcionamento das instituições. Este estádio distingue os pontos de vista da sociedade dos pontos de vista dos grupos e dos indivíduos. " E se todos o fizessem?", é uma questão que estes se colocam a si mesmos, achando que o mais correto é mesmo cumprir a lei, sem qualquer tipo de segundos pensamentos.




      Nível 3: Moralidade Pós-convencional

   

     A este nível o indivíduo compromete-se a  um conjunto de princípios morais complexos partilhados com os outros. Admite-se que não existem soluções fáceis para os problemas humanos e morais.

     De facto, os princípios morais podem transcender figuras de autoridade ou até as normas ou valores de uma sociedade particular. Um indivíduo situado neste nível compreende e aceita as regras da sociedade na sua globalidade, mas apenas porque primeiramente aceita determinados princípios morais gerais que lhe estão subjacentes. No caso de um desses princípios entrar em conflito com as regras da sociedade, o indivíduo julgará com base nesse princípio e não na convenção social.



     Estádio 5- Contrato social ou direitos individuais democrasticamente aceites
     Neste estádio a escolha moral é baseada nos direitos básicos, nos contratos legais e nos valores morais, mesmo quando há conflito com as leis ou as regras do grupo. O que está certo é ter consciência que as pessoas nem sempre partilham os mesmos valores. A razão para fazer o que está certo reside na necessidade de respeitar os contratos e os direitos dos outros.  Neste estádio, há verdades mais importantes que os interesses da sociedade. A pessoa, neste estádio, considera o ponto de vista legal e o ponto de vista dos outros e procura reconhecer o conflito entre eles, de forma a fazer escolhas que tragam o maior bem para o maior número.




     Estádio 6 - Princípios éticos universais
     No estádio 6, o correto é o que obedece aos princípios éticos universais. As leis ou os contratos e acordos sociais são válidos sempre que respeitam esses princípios. A razão para fazer o que está certo é que a pessoa reconhece a validade dos princípios e procura cumpri-los.



Concluindo, a moralidade humana e o seu desenvolvimento são essencialmente dialéticos. Tanto no modelo de Piaget como no de Kohlberg, a moralidade de um indivíduo depende de variados factores, psicológicos, biológicos, sociais e culturais. Torna-se evidente que diferentes situações sociais, culturais, psicológicas e biológicas irão propiciar diferentes comportamentos,e, consequentemente, diferentes moralidades.





     

   



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