sexta-feira, 1 de junho de 2012

Desenvolvimento da personalidade: continuidade e mudança


    O desenvolvimento da personalidade é muitas vezes medida em termos de estádios desenvolvimentais. Na vida adulta, estes estádios são descritos como “tarefas”.



Principais tarefas da meia idade, segundo Havighurst:
  •   Atingir a  responsabilidade cívica e social adulta;
  •   Estabelecer e manter um padrão económico de vida;
  •   Desenvolver actividades adultas de lazer;
  •   Ajudar as crianças adolescentes a tornarem-se adultos responsáveis e felizes;
  •   Relacionar-se com o seu conjugue como pessoa; 
  •   Aceitar e ajustar-se às mudanças fisiológicas da meia idade;
  •  Ajustar-se aos pais que envelhecem.
         A meia idade é caracterizada por um período de transição da idade adulta para uma fase de confirmação da vida profissional e emocional, situa- se entre os 40 a 60/65 anos, podendo variar de individuo para individuo consoante as experiências vividas. Este, pode ser um período de realização e liderança ou de agitação e descontentamento. Contudo, algumas pessoas sentem- se mais “no comando” das suas vidas do que em qualquer outro período, outras vivem várias crises físicas e emocionais e sentem que é um período de decadência. Assim, há a percepção de que o tempo está a fugir apercebendo- se que alguns objectivos podem não ser atingidos.
Ao longo deste período, o funcionamento biológico, intelectual e da personalidade  tem elementos de continuidade e de mudança. As capacidades físicas diminuem, e surge os primeiros sinais do envelhecimento. No entanto, muitas das consequências desagradáveis do envelhecimento podem ser reduzidas com exercício físico e hábitos de vida saudáveis, sendo inevitável que algumas funções físicas comecem a baixar ocorrendo diversas mudanças internas, como por exemplo, ao nível da visão, audição, ou sensibilidade a gostos e a cheiros. 
O envelhecimento é um processo complexo e universal comum a todos os seres vivos. É um processo contínuo, podendo no entanto observar-se uma evolução notória nas últimas fases da vida do homem. 
Concluindo, o envelhecimento diz respeito a todas as modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que aparecem como consequência da acção do tempo sobre os seres vivos. Uma alimentação adequada e equilibrada, a prática de exercício físico, estimulação mental, stress, o apoio psicológico e o envelhecimento são alguns factores que podem retardar as consequências da passagem do tempo. 




Sem comentários:

Enviar um comentário